O ensino formal da Dermatologia na Bahia praticamente iniciou-se no ano de 1892, quando foi criada e incluída no currículo de medicina da então Escola de Medicina e Cirurgia a disciplina - Moléstias Cutâneas e Sifilíticas, no ano imediato recebendo a denominação que perdurou por muito tempo de - Clínica de Dermatologia e Sifilologia.

Foi seu primeiro professor (eram então os professores denominados "lentes") Alexandre Evangelista de Castro Cerqueira, interno de clínica médica e transferido para a nova disciplina.

Notabilizou-se Alexandre Cerqueira pela identificação da dermatomicose, hoje conhecida como "tinea nigra"; na ocasião por ele denominada "keratomicosys nigricans palmaris", pois os primeiros casos todos eles ocorreram na palma das mãos.

Sucedeu a Alexandre Cerqueira o Prof. Albino Arthur da Silva Leitão, aluno brilhante e primeiro da turma de médicos da já denominada Faculdade de Medicina da Bahia, diplomada no ano de 1903. Foi Albino Leitão o primeiro professor da especialidade nomeado mediante concurso para - professor catedrático.

Homem de grande saber e irretocáveis princípios éticos, entretanto não grangeou destaque por ser avesso a publicar e mesmo à prática da clínica, o que fazia apenas durante as suas férias, que gozava na cidade de São Sebastião do Passé, onde atendia gratuitamente à população carente do município.

Aposentou-se em 1945, sendo de destacar um fato: ainda em condições de atividade, pois não completaria 70 anos, requereu aposentadoria para permitir ao seu companheiro de trabalho no serviço, Prof. Flaviano Silva, mais idoso que ele, que atingiria a compulsória mais cedo, tivesse a oportunidade de ocupar a cadeira por alguns anos.

Docente da disciplina, automaticamente assumiu a regência do serviço o Prof. Flaviano, tendo como assistentes o seu filho Yves Silva, o Dr. Alfredo Bahia Monteiro e o docente-livre Dr. Octavio Garcez de Aguiar.

Até então o ensino e ambulatório de dermatologia funcionavam no antigo Hospital Santa Isabel, da Santa casa de Misericórdia, mediante convênio com a Faculdade de Medicina.

Aposentado o Prof. Flaviano, assumiu a cadeira e a chefia do serviço o docente-livre Octavio Garcez de Aguiar,e em 1952, realizado o concurso para provimento definitivo da cadeira logrou aprovação o Dr. Newton Alves Guimarães, também já docente-livre de dermatologia e microbiologia, disciplina esta em que atuou até a investidura como catedrático de Clínica Dermatológica, como então passou a denominar-se a disciplina.

Tendo sito inaugurado em 1948 o Hospital das Clínicas - hoje Hospital Universitário Prof. Edgar Santos - os serviços da Faculdade deixaram o Hospital Santa Isabel, transferindo-se para o novo hospital, para onde passou também a funcionar, no ano de 1952, a Clínica de Dermatologia.

Também em 1948 foram iniciadas as atividades de uma nova Escola Médica, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, funcionando exatamente no Hospital Santa Isabel, de onde se havia transferido a Faculdade de Medicina. Durante os primeiros dois anos ocupou a cadeira de dermatologia o Dr. Octavio Garcez de Aguiar e por aposentadoria deste foi nomeado para a vaga o Prof. Newton Guimarães, que passou a ocupar o cargo de titular e chefe do serviço da especialidade em nossas duas escolas médicas, até a sua aposentadoria, no ano de 1990.

Fato de destaque na história da Dermatologia bahiana é também a criação e início de funcionamento, no ano de 1967, do IDAB - Instituto de Dermatologia e Alergia da Bahia - instituição pioneira em nosso meio, que hoje atinge mais de quatro décadas de atividade, tendo-se constituído juntamente com os serviços das duas escolas médicas, o centro de aprendizado e treinamento da expressiva maioria dos que hoje exercem a especialidade em nosso meio.

Mais tarde, a intensificação da demanda e a expansão de áreas e procedimentos que o progresso tecnológico impôs a dermatologia, estimularam alguns dos profissionais do IDAB à criação de um novo serviço; e assim nasceu a Clínica Prof. Newton Guimarães, inicialmente constituída por sete sócios - os fundadores - e hoje representada por 23 especialistas, todos eles altamente credenciados para o desempenho das sofisticadas e modernas técnicas da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.


Newton Alves Guimarães